segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Diploma de jornalista 1

Por favor. Até quando vocês, estudantezinhos de jornalismo, ficarão compartilhando essa merda de notícia da volta da obrigatoriedade do diploma de jornalista? Vocês não percebem que compartilhando a notícia de forma histérica vocês deixam transparecer toda a insegurança de vocês em relação a qualidade do curso e da profissão?

O diploma ser obrigatório - ou não - não altera rigorosamente em nada a tua profissão. Simplesmente porque um dono de empresa jamais irá contratar um sujeito sem diploma pra trabalhar na empresa dele. Além disso, é um absurdo se exigir diploma para essa profissão. Não é como um médico ou advogado - como alguns tansos (professores, diretores e alunos) da faculdade de jornalismo cismam em afirmar. É um ato de arrogância impressionante achar que o jornalismo pode ser comparado a medicina ou engenharia. Jornalismo é arte, talento. Dom natural. É um ato de insanidade obrigar o diploma para um cara que nasceu para o jornalismo. 


Exigir diploma de jornalista é o mesmo que exigir diploma para jogador de futebol. Essa manifestação intensa de vocês só demonstra tudo o que eu penso sobre essa profissão e seus "estudantes". São todos medíocres e não se garantem. Querem que algo exterior afirme a qualidade das suas escolhas. Sim, porque o sujeito que está ciente da sua qualidade e do seu potencial está CAGANDO e andando se o diploma é obrigatório ou não. Parem com essa loucura, com esse exibicionismo barato. Estudem, concluam esse curso fraquíssimo e trabalhem. Pronto. Se surgir um indivíduo fora de série no planeta que seja capaz de trabalhar no jornalismo sem diploma, deixe ele trabalhar sem diploma. E caso ele não tenha essa qualidade toda que aparentemente ele tinha e, assim, cometa erros graves, sabe o que vai acontecer com ele? Será demitido e, se quiser continuar na profissão, vai ter de frequentar a faculdade. Tudo muito simples assim.

A obrigatoriedade do diploma para nós "estudantes" de jornalismo é inútil. No fim das contas, é só um mimo para massagear o ego dos inseguros que frequentam esse curso.